sexta-feira, 7 de março de 2014

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


O tema 2014 “Inspirando Mudanças”, escolhido pelas Nações Unidas parahub global, encoraja a defesa do avanço das mulheres em todos os lugares, em todos os sentidos. É uma chamada para desafiar o status quo para a igualdade das mulheres, então, inspirando mudanças positivas.



A saúde da Mulher

Devido a diferenças biológicas, o fato de pertencer a um ou outro gênero tem grande impacto na saúde. A saúde da mulher e da menina é especialmente preocupante, pois em muitas sociedades elas se encontram em uma posição de desvantagem pela discriminação condicionada a fatores socioculturais. Assim, por exemplo, as mulheres e meninas são mais vulneráveis ao HIV/AIDS.
Alguns dos fatores socioculturais que impedem que as mulheres e meninas se beneficiem de serviços de saúde da qualidade e alcancem o máximo nível possível em saúde são:
  • - As desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres;
  • - As normas sociais que reduzem as possibilidades de receber educação e encontrar oportunidades de emprego;
  • - A atenção exclusiva às funções reprodutivas da mulher; e
  • - O padecimento potencial ou real da violência física, sexual e emocional.
A pobreza é um importante obstáculo para a obtenção de bons resultados em saúde para ambos os gêneros, mas tende a constituir uma carga mais pesada para as mulheres e meninas devido, por exemplo, às práticas alimentares (desnutrição) e ao uso na cozinha de combustíveis que podem causar pneumopatia obstrutiva crônica.

O tema enfatiza como a igualdade entre os sexos, o empoderamento das mulheres, a possibilidade de as mulheres gozarem em pleno os direitos humanos e a erradicação da pobreza são essenciais para o desenvolvimento econômico e social. Também sublinha o papel fundamental das mulheres como agentes de desenvolvimento.

A data comemorativa, celebrada anualmente a 8 de março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.

 A data foi adotada pela ONU, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Fonte: Portal da Saúde/OMS


Postado por CMS Mario Vitor
Rio de Janeiro, 7 de Março de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Cesario de Melo, nº5.580 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3394-3842

Tecnologia do Blogger.