O tema 2014 “Inspirando Mudanças”, escolhido pelas Nações Unidas para o hub global, encoraja a defesa do avanço das mulheres em todos os lugares, em todos os sentidos. É uma chamada para desafiar o status quo para a igualdade das mulheres, então, inspirando mudanças positivas.
A saúde da Mulher
Devido a diferenças biológicas, o fato de pertencer a um ou outro gênero tem grande impacto na saúde. A saúde da mulher e da menina é especialmente preocupante, pois em muitas sociedades elas se encontram em uma posição de desvantagem pela discriminação condicionada a fatores socioculturais. Assim, por exemplo, as mulheres e meninas são mais vulneráveis ao HIV/AIDS.
Alguns dos fatores socioculturais que impedem que as mulheres e meninas se beneficiem de serviços de saúde da qualidade e alcancem o máximo nível possível em saúde são:
- - As desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres;
- - As normas sociais que reduzem as possibilidades de receber educação e encontrar oportunidades de emprego;
- - A atenção exclusiva às funções reprodutivas da mulher; e
- - O padecimento potencial ou real da violência física, sexual e emocional.
O tema enfatiza como a igualdade entre os sexos, o empoderamento das mulheres, a possibilidade de as mulheres gozarem em pleno os direitos humanos e a erradicação da pobreza são essenciais para o desenvolvimento econômico e social. Também sublinha o papel fundamental das mulheres como agentes de desenvolvimento.
A data comemorativa, celebrada anualmente a 8 de março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.
A data foi adotada pela ONU, em 1975, para lembrar tanto as
conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as
discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão
sujeitas em todo o mundo.
Postado por CMS Mario Vitor
Rio de Janeiro, 7 de Março de 2014.
Postado por CMS Mario Vitor
Rio de Janeiro, 7 de Março de 2014.
0 comentários:
Postar um comentário