quarta-feira, 29 de outubro de 2014

​Ações do Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra.




O CMS MARIO VITOR realizou hoje ações para divulgação do Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra, com palestras, captação para realização de exames preventivo e uma festa bem animada.

O que é a Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra?
27 de outubro é o Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. A agenda de mobilização começa no início de outubro e vai até o dia 20 de novembro, data em que se comemora a imortalidade do herói negro, Zumbi dos Palmares. Neste período, acontecem várias atividades em todo o país. Homens e mulheres, jovens e adultos, profissionais de saúde, gestoras e gestores, ativistas, pesquisadoras e pesquisadores, cidadãos e cidadãs realizam atividades para promover e defender o direito da população negra à saúde.
Mas porque ela acontece?
A Constituição brasileira determina que a saúde é um direito de todas e todos e um dever do Estado.
Um dos princípios da Carta dos Direitos de Usuárias e Usuários da Saúde diz que todas as pessoas têm direito a um tratamento de qualidade, humanizado e sem nenhuma discriminação.
Porém…
• A morte materna ocorre com mais frequência entre mulheres negras. As principais causas destas mortes são eclampsia, pré-eclâmpsia e aborto.
• A população negra apresenta maior risco de morte por causas externas, mais acentuadamente por homicídios.
• De acordo com a Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE (2006), a realização de exames clínicos de mamas durante uma consulta ginecológica é menosfrequente para mulheres negras que para as brancas.
• Dados de triagem neonatal apresentam que aproximadamente 3500 crianças brasileiras nascem com doença falciforme todo ano, tornando a Anemia Falciforme a doença genética de maior incidência no Brasil. No entanto é desconhecida pela maioria dos profissionais da saúde, o teste do pezinho (exame que indica a doença) não é realizado em todas as maternidades e hospitais.
(Saiba mais: http://www.cehmob.org.br/downloads/escola.pdf).
O racismo e a discriminação fazem mal à saúde!
Saúde da População Negra é direito. O Estatuto da Igualdade Racial imprime força de lei à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Saúde da População Negra é direito, é lei. Racismo e discriminação fazem mal à saúde. Mobilize-se. Levante essa bandeira.

Fonte: cehmob.org

Postado por CMS Mário Vitor

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2014.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Cesario de Melo, nº5.580 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3394-3842

Tecnologia do Blogger.