"Proteção para a menina, saúde para a mulher".
Começa, hoje, a Campanha de Vacinação contra o HPV, voltada para meninas de 9 a 13 anos. Além da oferta nas unidades de atenção primária (postos, centros municipais de saúde e clínicas da família), a vacina será aplicada em escolas da rede municipal. Assim como na campanha anterior, o CMS Mario Vitor também disponibilizará a vacinação nas escolas particulares pertencentes à área de abrangência da unidade.
Essa campanha tem objetivo de incentivar a iniciação do esquema vacinal, mas também é um momento importante para quem já fez a primeira dose fechar o esquema, se já tiver pelo menos seis meses de intervalo (tempo mínimo necessário entre a primeira e a segunda dose) — ressalta Nadja Greffe, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da SMS.
O ideal é levar a carteira de vacinação ao posto para que ela seja avaliada pelo profissional de saúde. As unidades de atenção primária abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Novo esquema vacinal
A partir deste ano, o esquema vacinal contra o HPV será composto por apenas duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. Meninas que tinham previsão de receber três doses serão orientadas a passar para o novo esquema. Estudos comprovaram que duas doses são suficientes para produção satisfatória de anticorpos.
Nas escolas municipais onde equipes da SMS vão realizar a campanha de vacinação, as alunas levarão um comunicado para casa, avisando aos responsáveis da ação. Aqueles que desejarem que as meninas recebam a vacina devem assinar um termo de autorização.
A vacina também estará disponível para adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos, mediante apresentação de declaração feita pelo médico.
fonte: Jornal Extra
- A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Atenção: meninas que ainda não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a vacina.
fonte: Ministério da Saúde
Postado por CMS Mario Vitor
Rio de Janeiro, 01 de Março de 2016.
0 comentários:
Postar um comentário